Lula estreia como comentarista da Copa do Mundo nesta segunda (18)

Apaixonado por futebol, o homem que melhor fala a língua do povo será atração do Papo com

Escrito por: Érica Aragão • Publicado em: 19/06/2018 - 09:05 • Última modificação: 19/06/2018 - 09:37 Escrito por: Érica Aragão Publicado em: 19/06/2018 - 09:05 Última modificação: 19/06/2018 - 09:37

REPRODUÇÃO

- José Trajano

Legal e justo

Convite feito para o público

Título: Lula estreia como comentarista da Copa do Mundo nesta segunda (18), Conteúdo: Lula estreia nesta segunda-feira (18) como comentarista da Copa do Mundo da Rússia. A participação especial será no programa Papo com Zé Trajano da TVT e da Rádio Brasil Atual. O ex-presidente Lula vai escrever seus comentários sobre os jogos, a produção do programa vai colocar o texto em legendas que serão lidas por um locutor e  cobertas com imagens dos jogos, explica o jornalista José Trajano. O Papo com Zé Trajano, que tem apoio da CUT, FUP e CNM, contará as histórias dos jogadores, mostrará as estrelas das rodadas e os grandes gols de outras Copas, como o famoso gol do Uruguai no jogo contra o Brasil no Maracanã no final da Copa de 1950. E a equipe do jornal é formada só com amigos do Trajano: Helvídio Mattos, Roberto Salim, Edu Souza, Edson Leal, Rui Ogawa, Milly Lacombe, Lúcio de Castro, Cláudio Grillo e PH. Todos já fizeram cobertura de mundiais juntos e, no Papo com Zé Trajano farão uma participação especial, colaborativa. “Tem muita TV gastando fortuna com contratações de ex-jogadores e quem tá fazendo barulho somos nós, é como Davi contra Golias. Lula é a cereja do bolo” - José Trajano O programa também será interativo e as pessoas poderão participar das enquetes e dar palpites sobre os resultados dos jogos. A outra novidade é que o programa passará de 15 minutos para 1 hora a partir da próxima segunda (18), na estreia do Lula e terá 60 minutos até o final da Copa, dia 15 de julho. O Papo com Zé Trajano é veiculado ao vivo direto da casa do apresentador pelo canal 44.1 HD na TV digital ou pelo site tvt.org.br, de segunda a sexta, das 18 às 19 horas, e será retransmitido pelas rádios Brasil Atual e Brasil de Fato. Sobre mais essa parceria da CUT com a TVT, o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, destaca que a Central está sempre junto do trabalhador.  E o debate sobre a Copa do Mundo é um dos preferidos pela classe trabalhadora nesta época. “O futebol é um esporte muito amado pelos brasileiros e pelas brasileiras. E ter Lula, o operário que virou o presidente mais querido da história do Brasil, comentando os jogos da Copa do Mundo na Rússia será como ter um papo diário, de trabalhador para trabalhador”. O coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Simão Zainardi, destacou a importância do futebol para a cultura brasileira e o amor dos trabalhadores por Lula para justificar a parceria feita entre a entidade e a TVT.  “Os brasileiros amam o futebol, Lula é apaixonado e nós amamos o Lula. É um jogo que vai dar certo”. Segundo Simão Zainardi, mesmo com o ex-presidente privado de sua liberdade, suas ideias serão transmitidas para todo o País. “Foi uma goleada”, diz o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Paulo Cayres, o Paulão, que bem humorado complementou: “Nunca antes na história desse país, um ex-presidente brasileiro foi comentarista em uma Copa do Mundo. E não é qualquer um, é o mais querido”. Legal e justo Sobre a legalidade de Lula ser comentarista da TVT da Copa do Mundo, apesar de estar preso, questionamento feito por setores da direita nas redes sociais, é importante lembrar que estamos em uma Democracia e os presos podem se comunicar, via carta, com amigos e parentes, lembra Trajano. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo nesta sexta-feira (15) o advogado Francisco Monteiro Rocha Junior explicou que “a comunicação com pessoas fora da prisão por meio de cartas não é proibida e qualquer pessoa presa pode se comunicar com amigos e família. Neste caso, sendo o Trajano amigo dele, não existe nenhum impedimento legal”. Segundo ele, nem mesmo o conteúdo das cartas poderá sofrer algum tipo de censura. “Se não houver nada relacionado a atos ilícitos, qualquer assunto fica liberado e o ex-presidente pode falar de tudo: dia a dia, questões políticas, futebol. Não há na lei nada que o impeça de tocar em determinado assunto nessas correspondências”. Convite feito para o público Ojornalista José Trajano divulgou a participação do Lula em seu programa em todas as redes sociais