Comitê Regional do FNDC/PB realiza plenária nesta quinta (5)

Mobilização de entidades filiadas é fundamental no avanço das pautas por uma mídia democrática

Escrito por: ascom CUT-PB • Publicado em: 03/04/2018 - 16:18 • Última modificação: 03/04/2018 - 16:37 Escrito por: ascom CUT-PB Publicado em: 03/04/2018 - 16:18 Última modificação: 03/04/2018 - 16:37

ascom CUT-PB

1. Conjuntura

2. Balanço

3. Estratégia

4. Plano de Ação

Título: Comitê Regional do FNDC/PB realiza plenária nesta quinta (5), Conteúdo: O Comitê Regional do FNDC/PB, por meio da coordenação estadual, convida as entidades filiadas para participar da Plenária Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, nesta quinta-feira (5), às 18h, no Centro Vanderley Caixe, localizado na Rua: Visconde de Pelotas, s/nº, Centro de João Pessoa, 3º andar (em frente ao antigo Cinema Municipal). O objetivo do evento é a escolha da delegação paraibana na XXI Plenária do Fórum Nacional pela Democratização, trazendo como tema central “Mídia e Internet: Liberdade de Expressão para a garantia de direitos”, apresentado na última reunião pela coordenadora nacional do Fórum, Renata Mielli, quando esteve em João Pessoa, no dia 21 de março. A XXI Plenária Nacional da entidade será realizada nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2018, em São Paulo/SP. Entre as pautas que serão discutidas estão:  1. Conjuntura  2. Balanço 3. Estratégia 4. Plano de Ação 5. Deliberação sobre a inclusão do seguinte inciso no art. 2º do Estatuto Social do FNDC: “desenvolver ações que contribuam para a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico”, como forma de compatibilizar o Estatuto com a Lei nº 7347/8, que disciplina a Ação Civil Pública, com vistas a conferir ao FNDC a legitimidade para ingressar com esse tipo de ação na Justiça em defesa de questões relacionadas à sua área de atuação. 6. Eleição da Coordenação Executiva e do Conselho Deliberativo para o biênio 2018. O Comitê Estadual do FNDC é integrado por várias entidades da sociedade civil, tendo na sua coordenação, a CUT, Sindicato dos Jornalistas, Abraço e Mov Social. Para a secretária de Comunicação da CUT-PB, Lúcia Figueiredo, a mobilização de todas as entidades filiadas é um passo fundamental no avanço dessas pautas. “Diante a atual conjuntura de retrocessos, em que a luta pela democratização da comunicação enfrenta um dos mais graves momentos, a unidade de todos nessa luta precisa ser mais intensificada, uma vez que a violação de direitos fundamentais a liberdade de expressão acontece com mais intensidade, ficando cada vez mais restrito os espaços democráticos. Neste sentido, contamos com a presença de todos os representantes das entidades filiadas ao FNDC”, convidou.