13 de maio - 130 anos de abolição inacabada

Em nota, CUT conclama a todos a denunciar o preconceito e a discriminação racial que persiste apesar de mais de cem anos do fim da escravidão e disponibiliza material para quem quiser imprimir

Escrito por: CUT Nacional • Publicado em: 11/05/2018 - 11:14 Escrito por: CUT Nacional Publicado em: 11/05/2018 - 11:14

Reprodução

Confira a íntegra da nota:

13 DE MAIO - 130 ANOS DE ABOLIÇÃO INACABADA

Sergio Nobre                                        Maria Julia R. Nogueira

Secretário Geral                          Secretária de Combate ao Racismo

ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO EM PDF

IMAGENS PARA REDES SOCIAIS:

Capa para Facebook

Capa para Twitter

Card para Facebook, Twitter e Instagram

Título: 13 de maio - 130 anos de abolição inacabada, Conteúdo: A CUT conclama a todos e todas a lutar contra o preconceito e a discriminação racial que persiste no Brasil passados mais de um século da abolição da escravatura. Em nota encaminhada aos sindicatos filiados, a Central lembra que, neste domingo (13), o Brasil completa 130 anos da abolição da escravatura, mas a discriminação racial, o preconceito e a desigualdade ainda estão na agenda de todos os movimentos populares e sindical que lutam para construir uma Nação mais justa, inclusiva, onde todos sejam realmente livres. Quem precisar de material para distribuir nos atos que forem realizados no dia 13, basta clicar nos links e imagens que estão abaixo da nota. Confira a íntegra da nota: 13 DE MAIO - 130 ANOS DE ABOLIÇÃO INACABADA No próximo dia 13 de maio, registramos 130 anos  da abolição dos escravos no Brasil, um processo tortuoso e inacabado.  Fomos um dos últimos países a abolir a escravidão e o fizemos de forma gradual e lenta, sem assegurar aos ex-escravos as condições necessárias para sua integração social, econômica e política.  O resultado deste processo, passados 130 anos, é a situação de discriminação racial e de desigualdade social  a que é relegada a população negra, apesar dos/as negros/as serem a maioria da população brasileira. A CUT sempre denunciou esta realidade como injusta e inadmissível. Não podemos deixar de aproveitar o próximo 13 de maio para  denunciar, mais uma vez,   os descaminhos  de abolição do trabalho escravo no Brasil. Esperamos que os sindicatos e entidades CUTistas juntem neste dia  trabalhadores/as negros/as e brancos/as para valorizar a contribuição dos escravos e seus descendentes na construção do país, para lutar contra o preconceito e a discriminação  racial e por uma nação onde todos sejam realmente livres e iguais. Agradecemos o envio de informações e fotos sobre os eventos realizados para sncr@cut.org.br . Sergio Nobre                                        Maria Julia R. Nogueira              Secretário Geral                          Secretária de Combate ao Racismo   ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO EM PDF Cartaz 40x60 cm - Download Adesivo (praguinha) 10 cm- Download Folder A5- Download IMAGENS PARA REDES SOCIAIS: Capa para Facebook   Capa para Twitter   Card para Facebook, Twitter e Instagram   Card para Facebook, Twitter e Instagram