Secretaria de Formação da CUT-PB debate ações e divulga agenda de atividades

15/05/2018 - 09:38

Coletivo encaminhou as agendas de atividades a serem realizadas nos próximos meses

O Coletivo de Formação da CUT-PB realizou na última sexta-feira (11) uma reunião de organização e articulação de ações e projetos que serão realizadas nos próximos meses. De acordo com as discussões e orientações tiradas na atividade, foram encaminhadas as agendas com data já articulada para o curso de gestão sindical, a ser realizado entre os dias 07, 08 e 09 de junho em João Pessoa, com local ainda a ser definido. A taxa solidaria para manutenção das despesas do curso ficou definida em R$ 100 reais por participantes. Após definir o local será divulgada a convocatória para os sindicatos.

Dentre as demais discussões debatidas foram apresentados os cursos disponibilizados pela Secretaria Nacional de Formação. Entre eles estão: extensão universitária sobre o golpe 2016, com direcionamento para a classe trabalhadora, extensão universitária para os ramos da indústria e eletricidade, juventude, mobilização para o congresso do povo e preparação para Conferência Nacional de Formação a ser realizada em Belo Horizonte.

Foram discutidas também as competências de articulação do Coletivo de Formação com o Núcleo de formadores; financiamento da formação no nosso estado e a retomada do curso de gestão e ORSB. A Secretaria de Formação informou que serão encaminhados aos sindicatos via os emails, todas as novidades em relação aos cursos que estarão sendo veiculado em plataforma online para que sejam socializados entre todos os companheiros da base e dos sindicatos para que possam participar através da plataforma da formação que em breve esta pronta para acessar.

-Quanto a Conferência Nacional de Formação também será encaminhada as informações preliminares para que a partir de Junho sejam realizadas as etapas regionais.

-O Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) continuará sendo financiado pelos seus sindicatos e a secretaria de formação ficou de dialogar com o coordenador regional do Vale do Mamaguape para retomar o II módulo, além de articular  a agenda do sertão para iniciar uma turma na regional.

-Outro informe apresentado é de que a Secretaria Nacional em parceria com a Escola Nordeste e as secretarias de formação dos estados ira sediar um curso para juventude CUTista com duração de três anos, maiores detalhes a pós encontro dos(as) secretários(as) de juventude previsto para acontecer de 07 a 10 de junho em Recife.